13.10.06

A propriedade da inspiração.

A reviravolta observada em curso no mercado musical, causada principalmente pela internet, feriu de morte as grandes gravadoras, chamadas de "big five" (algo que soaria como As 5 gigantes), quais sejam: Sony, Universal, Warner, EMI e BMG.
Todo esse processo teve como efeito a quebra de um paradigma, afinal, antes do surgimento do Napster em 2000, as gravadoras vivenciaram 20 anos de crescimento constante.
Esse novo movimento, me faz questionar, de quem é a propriedade da inspiração.
A indústria têm modificado ante o que é chamado por alguns de " Castigo Divino" à fome irrefreável por lucros e principalmente à prática de vender montagens.
A grande verdade é que a indústria gasta US$ 0,10 para prensar um CD, devido ao volume de matéria prima e mão de obra, mas milhares de dólares no "desenvolvimento" de artistas, como se não tivessem artistas com talento pleno e desenvolvido.
O problema é que esse "desenvolvimento", comporta questões políticas, jogos de interesses de grandes grupos dentre outros dificultadores, como ter que produzir, treinar e gravar os filhos de artistas, mesmo que não tenham a menor vocação pra coisa.
De repente alguém decide que a moda agora é ovir axé, e depois sertanejo, um pouco de pop-rock para diluir e depois um pagode pra arrematar. Quem afinal decidu essa ordem? e os estilos presentes nessa lista?
Até a pouco eram executivos e produtores de grandes gravadoras, agora é você!
O que tento dizer é que, não fosse a ditadura dos gostos musicais, um CD poderia custar muito mais barato e ter tornado o compartilhamento de músicas menos interessante.
Executivos viciados podem matar um setor inteiro, a indústria musical foi forçada a perceber isso e agora não mais carrega seu faturamento em vendas de CD's, mas sim na produção de Shows, haja vista não haver forma, ainda, de se piratear músicos físicamente.
Parece-me que ganharam os músicos, que poderão ganhar mais com os shows e tocar que é sua principal vontade e função; ganharam os apreciadores que ganharão mais oportunidades de ouvir um som ao vivo e ganha a indústria musical que se renova e abre um leque de oportunidades para profissionais tatentosos como músicos, produtores e executivos.
Talvez tenha sido mesmo um "castigo Divino" pela apropriação da inspiração que é algo sobre-humano, quiçá, Divino.
Um bom feriado para os que prolongaram e um final de semana reparador para os que trabalhatam.
BG.

Nenhum comentário: