30.3.07

Verdades Incovenientes e mentiras incoerentes.

Em publicação do Washington Post, hoje 30/03, o presidente Lula afirma categoricamente, que a produção massiva de cana para produção do Etanol (Álcool combustível) não oferece riscos ambientais para o brasil, ignorando publicações sérias como a do National Geographic (vide link no final), referência no indicativo de problemas e soluções ambientais, entre outros assuntos.

É pacífica a importância de se substituir o consumo de Petróleo, por combustíveis mais limpos. Ainda é indiscutível que o nosso Álcool é o degrau mais visível para esse objetivo, mas não o único e muito menos o ideal.

O Chefe de Estado brasileiro está no seu papel quando defende o projeto, visto que o Brasil guiou o mundo nesse sentido e têm posição de liderança no processo de transição energética, ou pelo menos, acredita-se que tenha.

Porém é irresponsável a afirmação de que é "mito" a ameaça ambiental de que em nome da Energia limpa, se desmate áreas de reservas e matas inteiras para a produção de cana-de-açucar, visto que ele não têm como dar garantias em nome dos produtores rurais.

Lula afirma que a área em que se pretendem plantar a produção à que está comprometendo o Brasil, é a de pastagem e que o solo da floresta amazônica não é próprio para o plantio da cana.

Até aí tudo certo, mas raciocinemos com o Presidente, o solo não é bom para a cultivo dessa lavoura, mas serve para o pasto, a cana vai invadir áreas de pastagem aí então acontece o que temíamos, os produtores de gado não vão sumir eles vão desmatar para fazer sua pastagem. Viu?! deu na mesma. É um "peguinha" de semântica que o Presidente usa para defender suas idéias. ou seja, mais bosques e florestas (recordando que o aquecimento global é causado em grande parte pelo desmatamento) mais áreas verdes sumirão.

Quando o governo fala no PAC de se expandir fronteiras agrículas, ele não fala em arrancar asfalto e casas para plantar, fala em substituir pasto por lavoura e floresta por pasto, assim como vários "picaretas" fazem com dinheiro ilícito. É como se fosse uma "lavagem de etanol" porque "lavagem de cana" é comida de porcos na fazenda.

Não sou contra a posição do Brasil, e sou partidário da substituição energética de petróleo pelo Etanol e o Biodiesel (que apresenta outros problemas como a produção da palmeira).
Tenho sim, um temor, dessa certeza absoluta que o presidente lula têm de que estamos salvos, visto que me dá - aí sim- a certeza de que o governo não está preocupado com esse impacto primário, lógico e portanto deplorável.

Hoje milhares de exemplares de árvores milenares estão sendo covardemente devastadas para venda ilegal de madeira e criação de pastagem e o governo não faz absolutamente nada em termos táticos: fiscalizações, punições e proteção de reservas. Inúmeras plantas entraram em extinção sem sequer sabermos de sua existência e outras ainda irão. Algumas delas teriam substâncias medicinais que poderiam causar doenças graves, frear epidemias, salvar vidas humanas. Sem nos esquecermos dos animais que à cada dia se vêm sem habitat natural.
É mais uma história para bois pastarem, primeiro é a ideologia banal de que temos que plantar alimentos para alimentar a população carente - balela - a maior parte da produção vai para a exportação e o restante é especulado no mercado interno, o que consequentemente faz os preços inviáveis para quem precisa realmente.

Agora temos que nos submeter a mais essa fábula, a de que o Brasil vai produzi Ethanol para o mundo inteiro sem desmatar, eu não mereço e você?

A natureza já sobreviveu à meteoros, eras glaciais e outros tantos desastres e está aí, no seu lugar ela vai sobreviver à nós e nós por desprezá-la corremos o risco de - na melhor das hipóteses - vivermos em um grande Saara.

BG.
Cidadão preocupado com a extinção da raça humana.
_______________________________________________________
Matérias à que faço referência:

Produção de etanol pode ser desastre ecológico
National Geographic
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI1421434-EI8250,00.html

Lula diz que ameaça ambiental de etanol é mito
Lula
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1517819-EI8278,00.html

2 comentários:

Anônimo disse...

É por falta de pessoas lúcidas e coerentes como vc, que temos o presidente que temos.

Anônimo disse...

Eu sou a favor de nos unirmos com o Bin Ladenin ( nome fictício) para jogar aviões (de carga, com um ministro pilotando)no palácio do anoitecer.hihihihi